Por Marketing em 21/10/2020
O que é fobia? Saiba como tratar com hipnose

Você tem algum medo? Talvez medo de animais peçonhentos? Ou, quem sabe, um medo de altura? Alguns medos podem parecer sérios, outros chegam a ser tão “ridículos” que até leva uma vítima a rir da situação, mas ter medo é algo normal e qualquer um está sujeito a isso.

Sentir medo é algo ruim?

Acredite, o medo é mais benéfico do que você pode imaginar e por um motivo básico: essa emoção é responsável por deixar o corpo em alerta, informando que estamos em uma situação que envolve possíveis riscos.

Às vezes, os riscos não são tão graves assim. Podemos sentir um razoável medo de interagir com novas pessoas ou visitar lugares desconhecidos, por exemplo. Como consequência, nosso corpo nos deixa em estado de alerta para evitar possíveis problemas nesta zona desconhecida, causando ansiedade, mas a tendência é que o corpo relaxe um pouco mais quando começar a se acostumar com a ideia do novo lugar.

Um medo só é ruim quando se torna excessivo ao ponto de atrapalhar nossa vida. Esse medo excessivo é o que chamamos de fobia.

O que é uma fobia?

A fobia é o medo excessivo de algo. Ela pode levar a níveis tão altos de ansiedade que impossibilitam um pensamento racional, uma reação que conhecemos como crise de pânico.

Existem diferentes tipos de fobias e algumas conhecemos muito bem, como:

  • Aerodromofobia: medo de avião;
  • Aracnofobia: medo de aranhas;
  • Hemofobia: medo de sangue;
  • Hidrofobia: medo de água; ou a
  • Claustrofobia: medo de lugares fechados.

Você sabia que existem pessoas que tem até medo de sentir medo? Isso é o que chamamos de fobofobia, que faz a pessoa evitar locais que possam causar riscos, constrangimentos ou crises de pânico. Consequentemente, leva à agorafobia, o medo de multidões, locais públicos e abertos, onde há uma dificuldade para encontrar uma rota de fuga.

Curando fobia com hipnose

As fobias devem ser tratadas com a ajuda de psicólogos e terapêutas especializados. A hipnose é um desses métodos, muito utilizada no tratamento de doenças físicas e mentais, apresentando resultados mais rápidos.

O papel do hipnoterapeuta é identificar com o paciente a memória traumática em seu subconsciente, fazendo com que ele lide com seu medo excessivo.


Não deixe que as fobias atrapalhem os bons momentos. Contate um terapeuta especializado no assunto e cuide de sua saúde.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..