É natural do ser humano julgar aquilo que desconhecemos. Fizemos isso durante toda a nossa história e ainda acontece dentro da hipnoterapia.
A descrença na hipnose ou a crença de que perdemos total controle sobre os nossos pensamentos durante o transe apenas se intensificou com a chegada do tema em livros e no cinema.
Afinal, o que é a hipnose? Entenda mais sobre o tratamento conhecendo alguns mitos e verdades sobre a hipnoterapia.
1 - Vou perder o controle com a hipnose?
Esse é um mito muito famoso dentro da hipnose. É normal ver pessoas que acreditam em teorias como essa, principalmente quando vemos influenciadores/youtubers, como o Pyong Lee, fazendo exercícios de hipnose como entretenimento - também conhecido como hipnose de palco.
No entanto, é um fato que o nosso subconsciente só te deixará fazer aquilo que ele entende como certo, seja para aceitar um novo tratamento ou para imitar algum animal.
2 - Qualquer um pode ser hipnotizado?
Sim, é verdade. No entanto, você deve lembrar sempre do que foi dito no tópico anterior: o nosso subconsciente só permite fazer aquilo que entendemos como certo, que interpretamos como algo que será bom para a nossa vida ou para o momento. Ou seja, você precisa estar disposto a ser hipnotizado, independente da motivação.
3 - E só um profissional pode aplicar a hipnose?
Não, isso é um mito. A hipnose clínica pode ser guiada por qualquer pessoa, inclusive por você mesmo - essa prática é conhecida como “auto hipnose” e envolve exercícios de concentração e autocontrole.
No entanto, um profissional especializado é treinado e habilitado para guiar um tratamento, aprofundando o suficiente no tema para solucionar grandes conflitos internos, curando doenças psicológicas, como a ansiedade e a depressão.
4 - Vou ficar preso no transe?
Pode ficar tranquilo, porque esse é só mais um mito da hipnose. Na verdade, você provavelmente já entrou em transe em algum momento da sua vida, mesmo sem o apoio de um profissional.
O transe não é nada além de um estado de atenção plena. Você já deve ter aplicado isso diversas vezes no dia a dia, lendo um bom livro, ficando preso nas cenas de um filme muito interessante, se preparando para uma prova/exame especial, entre outras situações. Durante o transe, você ficará relaxado e concentrado, mas não haverá grande resistência para sair desse estado.
5 - Hipnoterapia é uma ciência?
Sim, essa é uma verdade que poucos conhecem, mas a mente e os efeitos da hipnose são estudados desde o século I, com os antigos pensadores. No ano de 1020, o muçulmano persa Ibn Sina (Avicena) já contava em seu enciclopédia O Cânone da Medicina sobre as diferenças entre o sono e o transe hipnótico.
O processo foi aperfeiçoado com o passar dos anos e a hipnose voltou a ser citada no século XVIII, por Franz Mesmer; depois, por James Braid (séc. XIX), influenciando grandes nomes da psicanálise, como Ivan Pavlov e Freud, que aprofundou nos estudos sobre o subconsciente.
Graças aos avanços tecnológicos, Henry Szechtman finalmente pôde comprovar os efeitos hipnóticos na mente humana, no ano de 1997.
Assim, pode ficar tranquilo, pois os efeitos da hipnoterapia são cientificamente comprovados e possuem grande efetividade no tratamento de problemas como ansiedade, depressão, fobias, alergias emocionais, vícios, entre outros.
Você gostou dessas curiosidades? Possui outras dúvidas sobre a hipnose clínica e quer conversar direto com uma hipnoterapeuta especializada? Agende uma visita ao Espaço Terapêutico Oliveira, será um prazer ajudar a sanar todas as suas dúvidas sobre o tratamento com hipnose.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!